Trabalhar com consignado em seu brechó pode ser um empreendimento lucrativo e muito recompensador.
Com a popularização da moda sustentável e o desejo por roupas acessíveis e de alta qualidade, os brechós que trabalham com consignação de roupas se tornaram um grande atrativo para muitas compradoras.
No entanto, como qualquer modelo de negócio, possui vantagens e desvantagens.
Neste artigo, vamos mostrar os prós e os contras de trabalhar com consignado em seu brechó, para ajudá-la a tomar uma decisão se esse modelo de negócio é adequado para você.
O que são produtos consignados?
Trabalhar com roupas em consignação no seu brechó significa que você está vendendo roupas e acessórios que pertencem a outra pessoa, conhecida como consignadora/fornecedora.
Essa consignadora/fornecedora deixa algumas peças no seu brechó e recebe uma porcentagem, valor estabelecido ou créditos em loja, após ser vendida por você.
Isso resulta em menos riscos financeiros (spoiler, uma das vantagens de trabalhar com consignados 🤗), pois você só paga a consignadora/fornecedora quando a determinada peça é vendida.
No geral, trabalhar com roupas em consignação oferece uma oportunidade única de explorar o crescente mercado de moda sustentável e oferecer às clientes roupas acessíveis e de alta qualidade.
Vamos agora as principais vantagens e desvantagens de trabalhar com consignado no seu brechó.
7 Vantagens de trabalhar com consignado no seu brechó
1 – Custos iniciais baixos
Uma das principais vantagens de trabalhar com consignado no seu brechó é que requerem custos iniciais relativamente baixos.
Ao contrário de iniciar uma loja tradicional, que requer a compra antecipada de estoque, os brechós que trabalham com consignação pagam apenas pelo estoque após a venda.
Isso o torna uma opção atraente para aquelas com brechós menores, ou brechózeiras que estão começando agora e que podem não ter muito capital para investir.
2 – Estoque exclusivo
Outra vantagem é que elas oferecem um estoque exclusivo e variado.
Como o estoque é fornecido por consignadoras/fornecedoras, geralmente inclui itens que não são normalmente encontrados em lojas tradicionais.
Muitos brechós que trabalham com consignação são especializados em roupas vintage ou de grife, e esses itens podem ser particularmente exclusivos, valiosos e desejáveis para as compradoras.
3 – Rotatividade de Peças
Uma das vantagens mais significativas do modelo consignado em brechós é a capacidade de manter uma rotatividade constante de produtos.
Isso não apenas mantém o seu inventário sempre novo e dinâmico, mas também cria um senso de urgência e novidade que pode atrair clientes a visitar seu brechó com mais frequência.
4 – É um modelo de negócio sustentável
Trabalhar com consignados ajuda a promover a sustentabilidade ao estender o ciclo de vida das peças.
Em vez de comprar roupas novas, as compradoras podem comprar roupas usadas, reduzindo o impacto ambiental do fast fashion.
Isso se alinha com a tendência crescente de compras ambientalmente conscientes. O planeta agradece!
5 – Baixo risco
Como os brechós que trabalham com consignação pagam apenas pelo estoque após a venda, eles assumem menos riscos.
Se um item não vende, o brechó não perde dinheiro com ele. Isso permite mais flexibilidade e menos pressão financeira sobre os negócios.
6 – Modelo colaborativo
Quem trabalha com consignados opera em um modelo colaborativo em que a dona do brechó e as consignadoras/fornecedoras trabalham juntas para vender as peças. Isso cria um senso de comunidade e promove relacionamentos fortes.
Além disso, como as consignadoras/fornecedoras têm participação na venda de seus peças, é mais provável que ajudem a promover seu brechó e a atrair novas clientes.
7 – Trabalho recompensador
Iniciar um negócio de consignação pode ser um trabalho realmente gratificante. Afinal, você está resolvendo um problema imediato para suas clientes e trabalhando em algo que realmente importa.
Você se verá dedicando o máximo de tempo e energia possível ao negócio para torná-lo bem-sucedido.
6 Desvantagens de trabalhar com consignado no seu brechó
1 – Dificuldade no controle
Uma das principais desvantagens de trabalhar com roupas em consignação é que você tem um controle limitado sobre o seu estoque, pois as suas peças são adquiridas por meios externos.
Além disso, trabalhar com consignado em seu brechó exige mais gerenciamento de estoque do que as lojas tradicionais, pois você precisa acompanhar:
- Quais itens pertencem a quais consignadoras/fornecedoras;
- Quanto custa cada item;
- Quando os itens devem ser removidos da loja.
Lidar com tudo isso pode ser demorado e requer fortes habilidades organizacionais.
2 – Precificação das peças
A precificação das peças pode ser um desafio para os brechós de consignação.
Você precisa equilibrar o preço que as consignadoras/fornecedoras desejam por suas peças com o que as clientes estão dispostos a pagar e ao mesmo tempo, obter lucro.
Além disso, a precificação pode ser demorada, já que você terá que pesquisar cada item para determinar seu valor e preço adequado.
Tente ajustar os preços com base em fatores como marca, condição da peça e demanda.
3 – Qualidade inconsistente
Como as peças em consignação são usadas, pode haver alguma variação na qualidade de uma para outra.
Isso pode ser um desafio, pois você deve garantir que todos os itens atendam aos padrões de qualidade do seu brechó e estejam em boas condições.
4 – Vendas imprevisíveis
Uma das principais desvantagens das roupas em consignação é que as vendas podem ser imprevisíveis.
Como você depende de fontes externas para seu estoque, você não consegue garantir que sempre terá os itens que deseja em estoque.
Isso pode dificultar o planejamento do inventário e a criação de coleções específicas.
5 – Limitações na Estratégia de Marca
Depender fortemente de itens consignados pode limitar a capacidade do brechó de desenvolver e manter uma identidade de marca coesa, já que o estoque pode variar significativamente em estilo e qualidade.
Embora essa variedade possa ser um atrativo para clientes em busca de peças únicas, ela também pode dificultar a criação de uma imagem de marca consistente.
6 – Encontrar a consignadora/fornecedora certa pode ser difícil
Encontrar a consignadora/fornecedora certa pode levar muito tempo, energia e tentativa/erro.
Não é sempre que elas vão entender o seu lado. Muitas podem ter grandes expectativas para seus itens, o que pode ser difícil de atender. Elas podem querer que suas peças sejam vendidas rapidamente ou por um preço mais alto do que você pode oferecer.
Falhas de comunicação podem levar a peças com preços incorretos, pagamentos atrasados e outros problemas que podem afetar o seu sucesso.
Todo isso pode se tornar um desafio para manter relacionamentos positivos.
Bônus: Boas práticas para trabalhar com consignados
Se você estiver interessada em iniciar um brechó com roupas em consignação, há algumas coisas que você deve considerar antes de começar:
Crie uma forte rede de consignadoras/fornecedoras
O sucesso em trabalhar com consignação depende muito de sua rede de consignadoras/fornecedoras.
Você precisará estabelecer relacionamentos com pessoas que desejam vender suas roupas e garantir que elas se sintam confortáveis com seu processo de consignação. Construir canais de comunicação fortes e de confiança com elas pode ajudar a garantir um fluxo constante de estoque e vendas.
Comunique-se de forma clara e regular com suas consignadoras/fornecedoras e ofereça-lhes incentivos ou recompensas por trazer novos itens ou indicar outras consignadoras/fornecedoras.
Estabeleça políticas e procedimentos claros
Para trabalhar com consignado no seu brechó, é uma obrigação ter políticas e procedimentos claros para garantir que todo o processo corra bem.
Isso pode incluir políticas sobre preços, cronogramas de pagamento e padrões de qualidade. Ter políticas claras pode ajudar a evitar mal-entendidos.
Exemplo:
– Todas as peças devem estar limpas e em perfeito estado de uso e conservação;
– Podem ser roupas, bolsas, calçados, acessórios, bijuterias;
– Mínimo de x peças para realizar o contrato;
– O contrato inicialmente é de x dias, mas com renovação automática caso possível;
– Nós aqui da/o (nome do seu brechó) decidimos os valores de venda das peças. Levamos em consideração marca e estado de conservação;
– As peças ficam no brechó e após realizada a venda, você recebe x% do valor avaliado;
– Os pagamentos são realizados sempre na primeira semana do mês seguinte ao da venda;
– Pagamos preferencialmente através de pix, mas se preferir, pode receber em crédito no brechó para compras;
Concentre-se na qualidade e autenticidade
As clientes procuram itens autênticos e de qualidade, por isso é importante garantir que todos os itens em seu brechó atendam a esses padrões.
Seja seletiva sobre as peças que você aceita para consignação e certifique-se de que estejam limpas e em boas condições.
Ofereça um atendimento excepcional ao cliente
Você deve fornecer um atendimento excepcional ao cliente para construir uma base de clientes leais.
Isso pode incluir oferecer um programa de fidelidade ou criar um ambiente de compras acolhedor e confortável.
Confira mais dicas no nosso artigo de como conseguir clientes recorrentes no seu brechó.
Mantenha seu estoque atualizado
É mais provável que as clientes retornem se souberem que sempre haverá novos itens a serem descobertos.
Incentive suas consignadoras/fornecedoras a trazer novos itens regularmente e tente alternar seu estoque com frequência.
Mantenha registros detalhados
A manutenção de registros precisos é crucial para seu brechó de consignação.
Você precisa ser capaz de rastrear quais itens pertencem a quais consignadoras/fornecedoras, há quanto tempo eles estão em seu estoque e quando são vendidos.
Considere investir em um sistema de gestão específico para brechó para garantir que você tenha todas as informações necessárias para administrar seus negócios com eficiência.
Seja proativa em relação ao marketing
Não confie apenas no tráfego de pedestres para impulsionar as vendas. Você precisa comercializar ativamente seu brechó para atrair novas clientes e manter as existentes engajadas.
Considere oferecer promoções, colaborar com outros negócios, influenciadores locais ou usar as redes sociais para mostrar suas peças e compartilhar atualizações sobre seu brechó.
Ao implementar essas dicas, você pode criar um negócio lucrativo e bem-sucedido de consignação.
Lembre-se de permanecer flexível e adaptável e estar disposta a experimentar diferentes estratégias e abordagens até encontrar o que funciona melhor para o seu negócio.
Como a 2Cabides ajuda em toda a gestão de consignado no seu brechó?
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- Gerenciamento de estoque simplificado – Com apenas alguns cliques, você acompanha quais itens estão em estoque, em loja e quais itens foram vendidos, além de saber facilmente quais repasses foram pagos ou não.
- Simplifique o gerenciamento das consignadoras/fornecedoras – você acompanha facilmente as informações de contato e os detalhes de pagamento de suas consignadoras/fornecedoras. Isso economiza seu tempo e garante que suas consignadoras/fornecedoras estejam sempre atualizadas sobre suas peças e pagamentos.
- Aumente suas vendas – fornecemos dados e relatórios de vendas e produtos consignados que permitem que você tome decisões assertivas.
- Gestão de repasses – Através do 2Cabides, você tem um controle simples e fácil sobre os pagamentos de repasses dos produtos vendidos para cada consignadora/fornecedora.
Tudo isso vai liberar seu tempo para se concentrar em tarefas igualmente importantes, como marketing e atendimento as clientes.
Conclusão
Trabalhar com consignado no seu brechó pode ser um modelo de negócio gratificante e sustentável, mas também tem seus desafios.
Se você optar por este modelo de negócio, deve estar preparada para gerenciar cuidadosamente o processo de consignação, construir relacionamentos fortes com as consignadoras/fornecedoras e ser flexível em suas estratégias de estoque e vendas.
Ao fazer isso, seu brechó de consignação podem oferecer uma experiência de compra única e contribuir para uma indústria da moda cada vez mais sustentável 💙
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